Não poucas vezes os Arquitetos e Urbanistas têm dúvidas, ou até mesmo sentem-se lesados em seus direitos. Entretanto não encontram uma instituição profissional na qual se sintam representados, isto acontece, pela falta de um Sindicato Profissional que possa orientá-los sobre quais são os seus direitos e a forma de exigir o cumprimento dos mesmos. O sindicato é o órgão representativo que estará devidamente credenciado para buscar as devidas soluções e mediar os impasses envolvendo Arquitetos, clientes, patrões e o próprio Estado.
Na grande maioria dos casos os patrões não oferecem benefícios espontaneamente. Os reajustes e a ampliação dos direitos são conquistas dos sindicatos, que organizam e mobilizam as categorias de trabalhadores, esclarecem sobre suas lutas, realizam manifestações, apresentam propostas, negociam e conseguem bons acordos. São os sindicatos, ainda, que possibilitam a conquista de benefícios, como descontos em convênios, cursos de aperfeiçoamento profissional, eventos profissionais e outros.
Infelizmente, como a maioria dos sindicatos, o SINDARQ/PA enfrentou um problema comum entre os sindicatos: “muitos de seus associados não sabem para que serve a sua entidade sindical”. Muitos arquitetos não têm interesse em filiar-se por não entender quais os benefícios oferecidos. Outros imaginam que é só tornar-se sócio, recolher sua contribuição,cruzar os braços e tudo estará resolvido.
Poucos se apercebem que os principais motivos para que um trabalhador seja filiado ao sindicato da sua categoria são a união, a segurança, a importância da sua participação e a conquista de benefícios. Se o filiado não participar imbuído deste intuito, o sindicato perde totalmente o objetivo de sua existência, como aconteceu com o SINDARQ/PA.
Os arquitetos do PARÁ precisam fazer uma reflexão sobre a importância da existência de um sindicato forte, sobretudo porque os direitos e as garantias são negociados e conquistados para toda a categoria, não se tratando de algo individual ou que atinja apenas uma pequena parcela do universo de profissionais.
Nosso recado é para você Arquiteto e Urbanista: precisamos fortalecer a nossa entidade de classe, para isso filie-se, seja participativo nas assembleias, nas negociações, e leve a sua contribuição ao SINDARQ/PA. É importante que todos nós estejamos organizados em torno da defesa dos nossos interesses profissionais. QUEM TEM MEIOS DE ATUAR EM PROL DOS PROFISSIONAIS ARQUITETOS É O SINDARQ! “VENHA PARTICIPAR DA REESTRUTURAÇÃO DO SINDARQ/PA E TRAGA A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE UM SINDICATO FORTE E REPRESENTATIVO”